Influência do Fisioterapeuta no Rendimento do Atleta
No passado dia 13 de abril, a propósito do Encontro Nacional de Estudante de Fisioterapia (ENEFt) que decorreu na Figueira da Foz, tive o privilégio de ser convidado para realizar uma comunicação acerca da influência que o Fisioterapeuta poderá ter ao nível do rendimento do Desportista.
Neste sentido, optei por abordar a forma como, quando inserido num contexto laboral desportivo, o Fisioterapeuta pode fazer a diferença e ajudar os seus atletas a alcançar o rendimento.
Inicialmente, começámos por discutir e refletir sobre qual o perfil de competências do Fisioterapeuta no Desporto, assim como a sua inclusão dentro de uma equipa multidisciplinar.
De seguida, tentei propôr as 3 áreas dentro das quais a intervenção do Fisioterapeuta era mais notada atualmente.
Após uma breve e concisa viagem aos conhecimentos necessários a ter e ao padrão de atuação do Fisioterapeuta dentro do mundo do desporto, discutiu-se sobre o que podemos classificar como rendimento e se, de facto, podemos ser responsabilizados por alguma dimensão de rendimento do atleta.
Chegamos então à conclusão que, por diversos fatores e géneros de infuência, podemos de facto ajudar o atleta a ser, indiretamente, mais bem-sucedido.
Para casa, deixámos algumas reflexões e mensagens para a ponderação de todos os presentes.
A apresentação na íntegra encontra-se no link abaixo, caso pretendam fazer o download.
De forma a esclarecer alguma dúvida ou formular alguma crítica ou comentário, é só preencher o formulário abaixo.