Cronograma da Reabilitação de Lesões Musculares
A tomada de decisão logo após uma lesão muscular é difícil e o caminho a percorrer é íngreme e sinuoso. Como facilitar este processo e torná-lo o mais inócuo possível?
O processo de recuperação de uma lesão muscular é geralmente demorado e pressupõe diversas etapas.
Ao longo deste, é importantíssimo que sejamos capazes de antecipar e preparar com o maior rigor possível - e que mesmo assim vai ser pouco - o ponto da situação, e quais as próximas etapas no programa de reabilitação, sendo que este processo não é importante apenas a curto prazo, mas também a médio e longo praz; aquilo que fazemos e induzimos no atleta no início da reabilitação, poderá influenciar alguns dos resultados observados mais à frente.
Para trabalhar [como fisioterapeuta] no desporto é preciso é ter calma.
Luis Pinto, fisioterapeuta do Futebol Clube do Porto
Assim, conhecer o processo de antemão é fundamental por diversos fatores:
- Veicular uma mensagem de tranquilidade e segurança ao atleta.
- Assegurar à equipa técnica um acompanhamento rigoroso do processo e uma comunicação precisa e honesta.
- Garantir a qualidade técnica e deontológica dos nossos procedimentos.
Em última instância, mais do que por sermos capazes de projetar uma data ou assegurar um prognóstico para determinada lesão, o importante de conhecermos os princípios e o cronograma de uma lesao muscular prende-se com o facto de que este conhecimento irá facilitar e suportar o processo de tomada de decisão, evitando que saltemos etapas expondo o atleta a risco de recidiva, mas assegurando também que a reabilitação será o mais rápida e eficaz possível por cumprirmos pressupostos que conseguimos observar desde muito cedo no processo.
O ficheiro é disponibilizado em baixo: