Como melhorar a disponibilidade e rendimento físico dos meus atletas?

09-12-2018

Que métodos e estratégias temos ao nosso dispôr para otimizar a disponibilidade física dos nossos atletas? A resposta pode ser bem mais simples do que parece.

Espero não desapontar: este título pode ser falacioso, principalmente pela nossa busca insaciável pelo grande Santo-Graal da Medicina Desportiva. Infelizmente, não o tenho para disponibilizar.

Uma das nossas grandes funções é manter os nossos atletas em campo e, se possível, com a mais disponibilidade possível para renderem em momentos competitivos. Uma das questões ouvidas mais frequentemente é "Como posso otimizar a minha condição física?".

O nosso grande papel neste aspeto, aparte dos momentos em que podemos de facto ter um papel ativo no processo (momentos que de resto não constituem a maior parte do processo), é só o de sermos Educadores dos nossos jogadores. Mas o que é difícil neste papel é mesmo o "" que lhe está associado.

Ao contrário do que pensamos, existem ferramentas, muito longe de qualquer milagre ou golpe de mágica, que constituem aquelas que - pelo menos até hoje - se mostram como as mais eficientes a auxiliar-nos, a nós e aos nossos atletas, neste processo.

Devemos então ter o conhecimento para saber indicar e aconselhar os nossos atletas, desenvolver a capacidade de comunicação e o estabelecimento de confiança para possamos com mais sucesso englobar os atletas neste processo (uma vez que, eles sim, são os intervenientes principais na maior parte dos momentos deste processo).

Fica abaixo, disponível para download, uma proposta de um diagrama que expressa quais são estas ferramentas, a forma como estas se relacionam e qual a hierarquia que estas seguem.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora