Abordagem Biopsicossocial em Atletas
A identidade do Fisioterapeuta é, e deve ser, transversal a todos os âmbitos de atuação laboral, desde a clínica ao desporto. Nesta, um modelo Biopsicossocial tem, conceptualmente, sendo cada vez mais abordado; mesmo em contexto académico, onde esta forma de abordar as pessoas com quem trabalhamos compõe algumas unidades curriculares. O problema é a forma como, frequentemente, o conhecimento passado não é percebido como transferível para a prática clínica.

Nesta apresentação, tentei fazer a ponte entre alguns dos conhecimentos, modelos e estratégias que nos são passados em unidades curriculares como Ciências Sociais e Humanas (CSH), com mais foco na componente técnica do fisioterapeuta e na sua operacionalização em contexto real, contando também com o contributo importante de um atleta.
Partilho a apresentação em documento PDF.
Por questões de conveniência e simplicidade não coloquei as referências na apresentação, mas se necessário poderei disponibilizá-las ou referenciá-las com pedidos concretos.
Partilho também a apresentação e o audio, com dúvidas e discussões pertinentes entre todos sobre o assunto.
A apresentação tem a duração de aproximadamente 2 horas.
Pontos prévios:
- quando me refiro a "isto ser uma aula de CSH", é sátira de uma conversa prévia na sala de chat. Em momento nenhum esta apresentação se pressupõe a substituir o conhecimento e a expertise dos profissionais associados à psicologia que tão bem nos transmitem, mesmo sem o nosso reconhecimento, este conteúdo. Pelo contrário, é um reconhecimento desta falta de cooperação enquanto estudante na recetividade ao conteúdo.
- as histórias partilhadas devem ser encaradas como contextuais e carecem da confirmação dos respetivos intervenientes, devendo ser encaradas como anecdotals ilustrativos e não como juízos de valor.
Espero que gostem e que seja útil para responder a algumas questões e, mais importante ainda, levantar mais dúvidas.
Um agradecimento especial à aeESS, no nome da Sofia Costa e da Diana Guedes pelo convite, que me permitiu voltar a estar em nome de uma casa onde já fui muito feliz.
Obrigado também ao Marcos Silva, meu ex-atleta e amigo, que mais uma vez acedeu a participar nesta pequena partilha com o seu lado de atleta para tentar ajudar-nos.
