O 1º Passo

Uma publicação científica é uma benção para o mundo moderno - é um pouco de conhecimento que se acrescenta a todo o corpo de saberes que já existe. Contudo, existem diversas variáveis que fazem de um artigo mau, bom, ou uma verdadeira referência. Em última análise, isto irá ditar o seu índice de Hirsch, a par do fator de impacto da revista que o publica. 

Para além disso, há determinados autores cuja reputação e trabalho publicado em determinada área fazem deles referências e buscas fidedignas aquando da busca por determinado tópico - e a área da Medicina Desportiva não é exceção. Por isto, deixamos aqui para download alguns dos artigos que, após leitura integral, se acredita que possam ser muito úteis na área: seja pelo seu conteúdo fundamentado e inovador, pela sua aplicabilidade no dia-a-dia, ou simplesmente porque são verdadeiros pilares de conhecimento - isto não implica que devam ser encarados como indiscutíveis, mas antes que a informação que veiculam e a sua pertinência os diferenciam dos demais.


The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance

Timothy J. Suchomel; Sophia Nimphius; Michael H. Stone

Esta revisão sistemática é uma autêntica relíquia. Publicado em 2016 pela Sports Medicine, este artigo de revisão faz um apanhado geral sobre de que forma as adaptações no treino de força se refletem na prática de determinada tarefa desportiva. Abordando conceitos fundamentais na física e na biomecânica desportiva, é uma verdadeira referência para aqueles que querem entender melhor como o conceito de treino funcional se aplica em tarefas como sprint, salto, mudança de direção, etc.
Para além disso, referencia 281 artigos, muitos deles também excelentes artigos da área. Mais do que um must-read, um must-have.

https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-016-0486-0

The Importance of Muscular Strength: Training Considerations

Timothy J. Suchomel; Sophia Nimphius; Christopher R. Bellon; Michael H. Stone

No seguimento do artigo "The Importance of Muscular Strength in Athletic Performance", os mesmos autores deixam-nos com uma série de considerações gerais e uma revisão acerca dos efeitos fisiológicos, parâmetros e condicionantes do treino de força em atletas.

https://link.springer.com/article/10.1007/s40279-018-0862-z

Ten treatments to avoid in patients with lower limb tendon pain

Jill Cook

O nome grande da compreensão e reabilitação tendinosa. Não sendo propriamente um artigo científico, Jill Cook usa neste editorial do British Journal of Sports Medicine 13 artigos para fazer um apanhado geral acerca dos 10 mandamentos a NÃO seguir na intervenção em Fisioterapia a um tendão. Duas páginas que vale a pena ter em qualquer gabinete ou posto médico.

https://bjsm.bmj.com/content/52/14/882.abstract

Terminology and classification of muscle injuries in sport: The Munich consensus statement

Hans-Wilhelm Mueller-Wohlfahrt et al.

Desde longe que vêm identificados problemas de comunicação em contexto clínico no Desporto, quer entre agentes do mesmo meio, quer para veiculação de informação para fora.
Em 2012, um grupo de experts reuniu-se e redigiu o presente artigo. Para além de propôr a uniformização da interpretação clínica, aquilo que o Consenso de Munique trouxe de enorme mais-valia para o mundo da Medicina Desportiva foi o alerta para o uso de termos ambíguos e cientificamente pouco precisos. Leitura essencial não só para aprimorar o espírito clínico, como o espírito crítico.


Musculoskeletal pain and exercise-challenging existing paradigms and introducing new

Benjamin E Smith; Paul Hendrick; Marcus Bateman; Sinead Holden; Chris Littlewood; Toby O Smith; Pip Logan

O como, e o porquê, de a Fisioterapia ter uma evidência tão robusta e um lugar tão demarcado - o exercício como forma de eliminar, ou pelo menos gerir, a dor.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora